Neste espaço serão relacionados textos que poderão contribuir na formação humana, emocional, social, política e espiritual de todos nós.
Assim serão relacionados conteúdos em no formato de livros e textos impressos e digitais, artigos de periódicos e endereços eletrônicos.
Boa Leitura.
WIESEL, Elie. A Noite. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.
Um dos mais importantes testemunhos sobre a vida nos campos de concentração.
Em uma cidade que hoje é parte da Romênia, Eliezer se dedicava aos estudos judaicos quando, em 1944, sua família foi transferida para os guetos e, depois, aos campos de concentração.
A mãe e a irmã mais nova foram mortas logo ao chegar, enquanto Elie e o pai seguiram juntos na luta pela sobrevivência. Com apenas 15 anos, ele enfrentou a fome, o frio e a tortura, testemunhando a morte das piores formas possíveis.
Neste livro, Elie narra suas memórias em um relato conciso, com uma linguagem direta que surpreende pela intensidade.
Mas ele vai além, ao expressar a perda da inocência, a sensação de abandono quando deixa de acreditar em Deus e a vergonha de ter sua dignidade arruinada pela banalização do horror.
Foi com A noite que ele enfim reencontrou sua voz dez anos após o Holocausto, descobrindo na preservação da memória um sentido para sua sobrevivência.
Leitura necessária para que possamos tomar consciência da gravidade e da perversidade que todo tipo de polarização e banalização do sofrimento alheio podem causar aos seres humanos, em especial aos mais frágeis e indefesos.
BOFF, Leonardo. A amorosidade do Deus-Abba e Jesus de Nazaré. Petrópolis: Vozes, 2023.
Qual é a experiência espiritual de Jesus de Nazaré pela qual Ele se sentiu o Filho bem-amado do Deus-Abba, paizinho querido? Foi por ocasião de seu batismo por João Batista, com a idade de 30 anos. Ouviu interiormente estas palavras bem-aventuradas: “Tu és meu Filho bem-amado, em ti pus todo o meu regozijo”. Jesus fez a experiência da infinita amorosidade do Deus-Abba. Sobre cada pessoa o Deus-Abba repete o que disse a Jesus: “Tu és meu filho amado ou filha amada, em ti pus meu regozijo”. Estas palavras nos trazem imensa alegria e a certeza de que estamos sempre sob o arco-íris da amorosidade de Deus, independentemente de nossa situação moral. Ele nos ama não porque somos bons, mas porque é de sua essência amar e querer companheiras e companheiros nesse amor. Esta é a mensagem deste pequeno livro.
ROSEMBERG, Marshall B. Comunicação Não Violenta. São Paulo: Summus Editorial, 2021.
Comunicação não violenta é um best-seller no brasil e no mundo. No livro, Marshall Rosenberg explica de maneira revolucionária os valores e princípios da comunicação não violenta, que se baseia em habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem nossa capacidade de manter a humanidade, mesmo em condições adversas. Esta nova edição conta com um capítulo inédito sobre mediação e solução de conflitos, mostrando que na CNV esse processo é diferente da mediação tradicional, pois objetiva criar uma ligação entre as partes envolvidas, ajudando-as a expressar suas necessidades reais, demonstrar empatia e propor, numa linguagem positiva de ação, estratégias para resolver o conflito.
BETTO, Frei; BOFF, Leonardo. Mística e Espiritualidade. Petrópolis: Vozes, 2010
A mística é a dimensão integradora que reanima constantemente as energias vitais além do simples interesse e acima dos sucessos e fracassos. Trata-se de uma experiência forte, pessoal e coletiva na luta e busca da satisfação da imensa sede de plenitude humana.
FOUCAULD, Charles. Meditações sobre a paixão do Senhor. São Paulo: Paulus, 2016.
Uma mensagem espiritual testemunhada na vida de Charles de Foucauld e que nasce da imitação radical de Cristo, pobre e obediente à vontade do Pai.